quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Thippos Legais - Luciane Pires Ferreira

Parceira do Thippos Hair, a fotógrafa Luciane Pires Ferreira está encantando com o seu trabalho. A cada evento, ela está lá, com sua câmera, pronta para imortalizar de maneira emocionante os momentos mais importantes para quem convive com a turma Thippos. E, semana passada, suas fotos chamaram bastante atenção nas redes sociais, com a cobertura do Donna Fashion Iguatemi. Que tal conhecer um pouco mais sobre como ela encara a arte fotográfica, que é mais que sua profissão, e sim um modo de vida?

Luciane ingressou profissionalmente no universo da fotografia há dois anos, quando comprou sua primeira câmera e decidiu investir na sua maior paixão: a fotografia. Com formação em Moda e Styling, ela tem no currículo vários cursos de fotografia e acumula experiência de cobertura fotográfica em 20 peças teatrais, seis exposições de artes plásticas, shows e desfiles.

Apesar de seu gosto especial pela moda, teatro e viagens, Luciane conta que não tem nenhum assunto que não aprecie fotografar. “Acredito que o diferencial na fotografia é justamente a possibilidade de transformar qualquer assunto em um motivo interessante”, diz. Entre as suas referências, estão fotógrafos como Cartier Bresson, Elliot Erwitt, Sarah Moon, Brassai e Guy Bordini.

Blog Thippos Hair - A fotografia é uma paixão ou uma profissão? Ou uma profissão apaixonante? O que mais encanta você nesse trabalho?

Luciane Pires Ferreira – É, sobretudo, minha paixão... e também a minha profissão. “A fotografia é uma lição de amor e ódio ao mesmo tempo. É uma metralhadora, mas também é o divã do analista. Uma interrogação e uma afirmação um sim e um não ao mesmo tempo..." Henri Cartier - Bresson.

BTH - Quais foram as suas motivações e conceitos que buscou para a sua fotografia?

LPF - A melhor maneira de explicar seria através do conceito de Puctum e Studium, segundo Roland Barthes, em Câmara Clara. Puctum é algo que parece decorrer da própria imagem, algo que toca você, independentemente daquilo que seu olhar busca. Ligado ao afeto, é algo difícil de comunicar e, sobretudo, compartilhar. Studium se refere a uma leitura com critérios e objetivos definidos, algo que tem mais a ver com uma metodologia para a abordagem da imagem, seja ela qual for. Ou seja, minha motivação era ser efetivamente tocada pela imagem que eu via e ao mesmo tempo adquirir a técnica suficiente para melhor representá-la.


BTH - A fotografia é a conjugação de diversos elementos, como a luz. E tem o momento do clique... Qual é o instante “certo” para capturar uma imagem?

LPF - A fotografia pode ser calculada e precisa ou pode ser um ato de entrega. Se por um lado, sei o momento exato de fotografar em um Estúdio, com a iluminação adequada, por outro lado, em um espetáculo teatral, um backstage ou até mesmo um desfile de moda, nunca posso prever o próximo movimento, ou o instante exato do clique. Então, o momento certo de apertar o obturador passa a ser aquele em que me emociono, me sinto desafiada, fazendo o feedback com aquilo que estou vendo e sentindo.

BTH - Você é uma parceira do Thippos Hair... O que mais a atrai nessa parceria? Qual o desafio em registrar momentos como a criação de um make e um cabelo?

LPF - O maior desafio e o maior prazer em registrar um make ou um cabelo é justamente a possibilidade de apreciar uma criação artística. Você tem uma pessoa sendo lapidada, transformada, redescoberta. Você assiste a uma profusão de cores, texturas, conferindo mais beleza ao que sempre esteve ali e que antes estava encoberto pelo cotidiano. Posso dizer que fotografar a criação de um make ou de um cabelo seja como assistir a um número de magia, em que não existem truques, apenas a poesia.


BTH - O seu portfolio mostra que a sua fotografia tem uma ligação forte com diversas manifestações artísticas... É desafiador fazer arte fotográfica a partir de diversas linguagens, como o teatro, que trabalham com imagem em movimento e mexe com outros sentidos?

LPF - É muito estimulante fotografar arte em geral, porque ali existe realmente o fator humano em sua plenitude. Há uma disponibilidade e uma entrega imensuráveis. Os instantes não se repetem e existem independente de sua presença. São momentos únicos e, por isso mesmo, muito preciosos. Você é convidado a embarcar literalmente no desconhecido e a estar entregue a ele.


A entrevista exclusiva para o Thippos Hair inaugura uma nova categoria de textos que serão postados aqui no blog, o Thippos Legais. Todo mês, serão feitas entrevistas com parceiros, identificados com o Thippos, abordando sua relação com a rede sob o viés das suas atividades profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário