sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Look perfeito para noivas e madrinhas

Por: Tom Maia*

Ansiedade e felicidade. São essas as duas emoções básicas, clássicas e inconfundíveis que fazem parte do visual de uma noiva no dia do casamento. Quando ela chega para a hora do sim, os olhares curiosos se voltam para cada um dos detalhes do vestido, buquê, do penteado e da maquiagem.

Nesse cenário, nem precisa dizer que não há espaço para erros. Assim como é importante escolher o vestido mais adequado, buffet e convidados, os cabelos também devem ter cuidados especiais. O importante é não deixar para fazer em cima da hora mudanças de corte/cor, penteado e a maquiagem para o look ficar mais harmônico. Cortes e colorações devem ser feitos com duas semanas de antecedência. Se a noiva quiser mudar o visual que já está acostumada, deve tomar cuidado. É importante que seja feito um ou dois meses antes da cerimônia, pois caso não se adapte haverá tempo para fazer mudanças. E, claro: cabelos bem tratados.

Visual é um todo e a harmonia é fundamental. Portanto, a maquiagem e o cabelo devem estar integrados ao conceito do vestido. Ou seja, o profissional que irá produzir a noiva deve conhecer o vestido com antecedência, para ter tempo de planejar, testar e discutir com a noiva as opções que mais têm a ver com ela e com a proposta do visual que ela deseja para o dia do casamento. A prova de make e cabelo deve ser feita junto com a última prova do vestido, pois assim ela poderá ver exatamente como ficará.

Vale chamar atenção também para os acessórios de cabelo e apliques. Muitos são desnecessários e podem acabar poluindo demais o penteado. O cabelo também não pode ofuscar o vestido. De novo, vale reforçar: composição de um visual é sintonia entre os elementos. E uma coisa é para todas: pele bem feita e cuidada. Não existe fórmula pronta e contar com um visagista é fundamental.

Entretanto, é possível falar de alguns conceitos que costumam vir acompanhados. Vestidos românticos pedem penteados também mais românticos. Nesse estilo, a noiva pode optar por acessórios como uma coroa ou uma tiara presas. A maquiagem deve ser leve, com em tons de rosa, pêssego e cílios para realçar o olhar.


Noivas modernas pedem penteados mais simples, como um cabelo solto ou semi preso levemente ondulado ou liso. A maquiagem pode ser um pouco mais marcante com delineador, marcar mais os lábios e não exagerar com sombras muito coloridas.


Noivas clássicas pedem maquiagem em tons mais sóbrios e cabelos com um bom e tradicional coque.


As madrinhas, normalmente as melhores amigas dos noivos, têm um papel muito importante no casamento e também devem se preocupar em planejar maquiagem e cabelo, mantendo sintonia com o vestido e o conceito do casamento.

Claro que é super natural surgirem dúvidas, como relatou Caroline Cabral no blog Vitrine de Tecido, em um post sobre penteado produzido por mim aqui no Thippos Hair. O conceito do visual produzido para a Caroline é bastante adequado para as madrinhas, que ocupam um papel de destaque, mas não devem ofuscar a noiva. A dica é usar cabelos semi presos, maquiagens leves e elegantes, sempre tomando cuidado para não combinar com as cores dos vestidos, e sim dos acessórios.


* Tom Maia é visagista, cabeleireiro e maquiador do Thippos Hair da Miguel Tostes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário