sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Beleza Negra

Por: Clau Carvalho e Ale Karam*


Neste final de semana, o Brasil vai parar para comemorar o Dia da Consciência Negra. A data, 20 de novembro, é de enorme importância num País que deve boa parte de sua história às etnias africanas, mas que ainda engatinha para diminuir a desigualdade e preconceito.

Expressões como “cabelo ruim” até pouco tempo eram usadas sem o menor pudor para falar do cabelo característico da raça negra. Além de toda carga de preconceito, expressões como essa multiplicaram por anos a sensação de que o melhor a fazer é alisar.

Segundo pesquisa da Redken realizada no Brasil, 73% das mulheres brasileiras tem cabelo ondulado ou cacheado e 45% delas gostariam de usar cabelo natural, mas optam por alisá-lo porque não sabem quais os cuidados necessários.


Em primeiro lugar, é preciso entender que os cabelos cacheados são mais secos que os lisos, porque o couro cabeludo de cabelos cacheados produz menos oleosidade natural. A forma ondulada dos fios dificulta a chegada da hidratação natural às pontas, deixando-as mais ressecadas, opacas e sem vida. Cabelo cacheado necessita de muita hidratação. Por isso, o segredo para ter fios nutridos, maleáveis e fáceis de pentear é a hidratação e o uso de produtos específicos para os cachos.

Para uso diário deve-se usar sempre o trio: shampoo+condicionador+leave-in. A dica é após lavar os fios desembaraçá-los com cuidado e aplicar o leave-in. Depois, é só secar com difusor ou deixar secar naturalmente. Mensalmente deve-se fazer uma hidratação profunda no salão e manter a hidratação em casa hidratando com máscaras.

Em alguns casos, quando os fios estão muito danificados por processos químicos (relaxamentos e progressivas) deve-se buscar a orientação profissional para realizar tratamentos que além de hidratar combinam adição de proteínas e outros agentes emolientes.

Produtos

Quando falamos em cabelos crespos ou cacheados com um visual bacana de revista ou de TV, temos que lembrar que sempre tem algum produto de styling ou leave-in complementando o look. A linha Fresh Curls da Redken, que usamos e recomendamos aqui no Thippos, é específicamente desenvolvida para cabelos crespos/cacheados e é capaz de valorizá-los muito, dando brilho, definição e suavidade.

Dentro da proposta de leave-in, ou seja, com foco para tratar ativando os cachos, temos o Spring Mousse - para fios mais finos - e o Curl Refiner - para cabelos mais grossos. Se a proposta é manter a forma definida e controlada por mais tempo, a aposta pode ser um produto de styling. Nesse caso, temos Soft Spin 05 para cabelos mais finos, Ringlet 07 para cabelos ondulados ou cacheados e Curl Wise para cabelos mais grossos.

Make


Quando o assunto é maquiagem da pele negra, o primeiro passo é encontrar a base em um tom ideal para pele. A maioria das peles negras brasileiras tem um fundo quente. E o corretivo deve também se aproximar do tom da pele e não ser tons mais claros. A boca pode ser valorizada com tons avermelhados escuros e para os olhos tons cobre e dourados podem ser usados sem medo. Para o blush tons ameixa e terrosos valorizam a pele.


*Clau Carvalho é Cabeleireira visagista e maquiadora, especialista em químicas. Possui diversos cursos na Europa e EUA, além de formação na academia Llongueras e Pivot Point. No mercado desde 1994, já atuou como Gerente de Educação para L´oréal, Matrix e Redken.

*Ale Karam é especialista Redken, cabeleireiro e gestor do Thippos Hair by Ale Karam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário