segunda-feira, 28 de novembro de 2011

No verão cuidado com a pele deve ser redobrado


Está iniciando a estação mais esperada por muitos: o verão. Embalado pelas festas de final de ano, férias e carnaval, o calor leva, claro, muita gente para a praia. Mas aquele bronzeado, cantado em prosa e verso, que dá uma bela aparência também pode trazer sérios problemas para a pele.

O alerta é da dermatologista Juliana Gumieiro: “A exposição ao sol é uma das principais causas do aparecimento do câncer de pele. No verão devemos ter um maior cuidado, pois os raios ultravioletas B, incidentes principalmente entre as 10h e às 16h, após exposições prolongadas podem ocasionar queimaduras graves seguidas de formação de bolhas, descamação e lesões precursoras de câncer”.

E é uma preocupação séria, já que o câncer de pele é o tipo de câncer que mais afeta os brasileiros e está diretamente relacionado à exposição ao sol. Conforme o Instituto Nacional do Câncer, em 2010 foram cerca de 50 mil brasileiros acometidos pelo mal.

Mas o problema não é só na praia ou piscina, diz a dermatologista: “O brasileiro não foi educado para se proteger da luz solar, muitos usam protetor apenas quando vai a praias e piscinas, o que é um grande erro, pois mesmo em dias nublados os raios ultravioletas estão cada vez mais presentes, devido à destruição da camada de ozônio, e podem danificar a pele”, afirma a dermatologista.

O perigo da radiação

Existem dois tipos de radiação solar, a UVA e UVB, e cada uma tem sua especificidade. Os raios UVA incidem durante todo o dia e penetram nas camadas mais profundas da pele. Os efeitos dessa radiação em longo prazo podem provocar manchas na pele, o envelhecimento precoce e até mesmo câncer. Já os do tipo UVB, incidem das 10h às 16h e provocam vermelhidão, queimaduras e câncer.

Câncer de pele

O Câncer de pele ao contrário do que muitas pessoas pensam não acomete apenas os idosos. Cada vez mais jovens vem sofrendo do problema que atinge milhões de pessoas todos os anos. O sintoma como explica a dermatologista, podem aparecer de diversas formas. “Os sinais mais comuns são o surgimento de feridas que não cicatrizam ou lesoes pretas que estao aumentando ou sangrando”.

Pele hidratada

E como fazer para manter a pele hidratada e bonita não só no verão, mas o ano todo? Juliana explica que alguns cuidados são necessários. “Nessa época é preciso ter sempre por perto um bom hidratante, loção ou gel. Os mais aconselhados são os que possuem Aloe Vera na composição, pois ela tem propriedades curativas e nutritivas para a pele, aliviando a sensação de ardência e refrescando o corpo. Evite também banhos muito quentes, pois a água quente retira uma camada de proteção natural da pele, deixando-a ainda mais sensível.

Para manter a pele bonita, independente da estação do ano a dermatologista indica: “Abuse do protetor solar antes de se expor ao sol, beba muita água, sucos de frutas e chás para manter o corpo hidratado. Isso, certamente, ajudará a manutenção de uma pele bonita e saudável”, afirma.

Fonte: divulgação imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário