quinta-feira, 15 de março de 2012

O poder dos acessórios

Por: Theo Zee*

Os acessórios são a arma da mulher moderna. Para quem sai de casa sem saber ao certo que hora volta e corre o risco de frequentar os mais diversos tipos de lugar, é essencial ter sempre à mão acessórios que transformam o look. Ter acessórios por perto, além de chique e moderno, pode ajudar em situações como a do exemplo da atriz Beatriz Segall, que retirei do livro "Etiqueta sem Frescuras" de Cláudia Matarazzo:

"(...) Um pouco antes de sair, Beatriz estava tomando um coquetel no bar do hotel com uma roupa muito chique, e alguém alertou-a de que não deveria ir ao teatro com os sapatos que usava (de salto alto) porque o piso da Ópera de Arame é todo feito de arame entrelaçado. Inabalável, ela voltou para o quarto e desceu novamente impecável, com um sapato exatamente igual ao anterior, só que com o salto médio. Não é demais?"

Então, para que você saiba quais acessórios que apareceram nos calendários de moda, fiz uma seleção básica:

Sapatos: Cadarços estão aí e pelo jeito querem ficar! Foram vários os desfiles que apresentaram sapatos com cadarços - alguns parecem uma evolução do oxford. Os bicos estão arredondados e, por vezes, afunilados. Os saltos, para o alívio de muitas, não estão altos. Fãs de salto 15 (ou mais), fiquem tranquilas: nunca será proibido usá-lo. Alguns desfiles apresentaram sapatos coloridos, mas o que mais se notou foi a sobriedade da cor na maioria. Quem fez isso de modo paradoxal foi Alexandre Herchcovitch, que colocou nos pés das modelos a cor dourada, que é chamativa, mas mesmo assim conseguiu conferir um ar sóbrio.



Óculos: Como a estação não dá muito espaço para bijouterias e joias, os óculos servem como um grande acessório. E para quem quer estar moderno, as lentes redondas são a chave mestra da temporada. Essas lentes tiveram seu revival no mundo fashion com o frequente uso pela cantora Lady Gaga. Porém, a ideia foi vista como bizarra. Agora está mais do que na hora de passar esta tendência para as ruas. Óculos redondos emolduram o rosto de forma graciosa e elegante. Eu fiz o teste em várias pessoas, e este formato de lentes fica bem em todos os rostos, basta adequar o tamanho. Quem confirma o que digo é (novamente) Alexandre Herchcovitch.



Bolsas: As bolsas propostas para os meses frios de 2012 são estruturadas, medianas e coloridas. Existem versões de veludo, couro fake, verniz etc. Muitas parecem com grandes necessaires. Para quem costuma carregar muitas coisas durante o dia, vale procurar por uma versão estruturada e com várias divisões internas - evita aquele desespero pela procura da chave na porta do carro, com a bolsa se "desmontando" toda.



Mas tome cuidado: compre bolsas com cores fortes ou com detalhes chamativos, somente se tiver outras, pois não são bolsas de dia-a-dia, são bolsas para compôr o look. Quem não dispõe de paciência para ficar trocando de bolsas (sejamos francos, perde-se dinheiro, cartões de contatos etc com essa função), a sugestão é comprar uma de cor neutra e, de preferência, de couro, que resiste mais.

Vale lembrar que, para quem aprecia, as luvas sempre deixam o inverno elegante e, naturalmente, mais quentinho.

*Theo Zee é consultor de estilo do THIPPOS Hair, estilista e ilustrador de moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário