terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Os cabelos da Patrícia Poeta

Desde que foi anunciada a mudança na bancada do Jornal Nacional, um dos telejornais mais tradicionais do País, os olhares dos brasileiros se voltaram para o novo visual de Patrícia Poeta. São várias as transformações, que vão desde o cabelo, make, modo de vestir, falar e gesticular.

Esta é a transição de um conceito: da jornalista que apresentava um programa jornalístico de variedades (soft news) para apresentadora de um telejornal hard news. Bem, essas mudanças parecem adequadas, não é?

Não precisamos ser experts para saber que existem enormes diferenças entre o Fantástico e o Jornal Nacional e que no JN os apresentadores precisam aparecer mais “sérios” diante da telinha, para que a notícia não fique em segundo plano.

Esse é um dos maiores exemplos de como o visagismo funciona. Cada um de nós passa informações, que são interpretadas pelas pessoas, mesmo que elas nunca tenham ouvido falar nessa técnica.

Vamos analisar o antes e o depois da Patrícia Poeta:

Durante o período que apresentou o Fantástico, a jornalista usou cabelos longos, por vezes, com ondulados esvoaçantes, dando um tom romântico e sensual. Os lindíssimos vestidos e saltos deslumbrantes poderiam muito bem ser looks para festas sociais, combinados com os acessórios e um make com cores e brilhos, embora não exagerados.

Na nova versão, Patrícia Poeta aparece com as madeixas mais curtas, controladas e comportadas. Claro que ainda se distancia um pouco dos clássicos chaneis usados por grande parte das apresentadoras. O make vem com cores muito sutis e opacas. Acessórios, como brincos, pulseiras e colares, tornaram-se mais discretos. Os sapatos, claro, foram para baixo da bancada...

Além disso, quem tem acompanhado o JN percebe a diferença na entonação da voz, na postura corporal, gesticulação e no sorriso.

2 comentários: