quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Como enfrentar a caspa

Por: Francine Prigol

Caspa é um assunto delicado, que envolve muitos mitos e dúvidas: o que causa, tem cura, como evitar? E é um problema que mexe muito com as pessoas que o possuem. Afinal, quem tem caspa, muitas vezes, evita usar roupa escura e sente vergonha das cascas brancas que despencam da cabeça.

Muitas vezes associada, indaquadamente, à falta de higiente, trata-se de uma doença, cujo nome científico é Dermaite Seborreica. Ela atinge principalmente as áreas em que há maior produção de óleo, produzido pelas glandulas sebáceas ou pela proliferação de um fungo que vive naturalmente no couro cabeludo, chamado Pityrosporun ovale.


Geralmente, pensamos que a caspa é um problema capilar por se manifestar no cabelo. Mas esse é outro mito. Os sintomas aparecem no couro cabeludo, mas podem também atingir face e tronco. A doença se manifesta de duas maneiras:

Forma branda: caracterizada por couro cabeludo seco, escamação fina, esbranquiçada, difusa com pouco prurido (coceira).


Inflamatória: possui couro cabeludo oleoso, placas arredondadas com escamas amareladas e isoladas.

A DS não tem uma causa específica... Fatores como stress, fadiga, poluição, utilização de produtos inadequados, distúrbios hormonais podem desencadear ou potencializar a doença, que não tem uma cura completa, e sim intervalos entre períodos críticos e brandos.

Existem pequenos cuidados que podemos tomar para evitar sua manifestação:

- Lavar o cabelo frequentemente é fundamental (o folículo piloso leva 24h para secar. Então, podemos, sim, lavar os cabelos todos os dias sem ocasionar danos ao fio).

- Evitar rabos de cavalo, assim como bonés.

- Não dormir com os cabelos úmidos ou molhados.

Além disso, shampoos terapêuticos e produtos adequados são fundamentais. Entre eles, está o Dandruff control, que encontramos nas marcas Redken e Schwartzkopf com Piritionato de zinco. Aminoácidos e ativos anti-inflamatórios em sua composição fazem uma limpeza profunda e ajudam a acalmar o prurido, aliviando assim seus sintomas.


É interessante, no início do tratamento, lavar os cabelos todos os dias com o shampoo Dandruff (no couro cabeludo) deixando agir de 5 a 10 min. Após, lavar com shampo de tratamento para os fios. Dois shampoos...sim! Pois são duas necessidades diferentes e o couro cabeludo precisa de agentes diferentes do fio.

Lembre-se que essas dicas são válidas, mas não dispensam uma consulta com profissionais capacitados (terapeuta capilar ou dermatologista) para fazer uma avaliação e diagnóstico correto do problema.




*Francine Prigol é cabeleireira e terapeuta capilar e atende no Thippos Concept.

Nenhum comentário:

Postar um comentário