sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A sobrancelha é o novo acessório de beleza

Por Clau Carvalho*

Uma sobrancelha bem feita expressa muito mais que beleza, pois pode mostrar a real personalidade. O formato das sobrancelhas determina a expressão do olhar e revela muito sobre quem você é.

Hoje, é fato: não existe moda de sobrancelhas. O fator mais importante que deve ser levado em consideração quando desenhamos a sobrancelha é respeitar as características individuais de cada pessoa.

Muitas vezes, a cliente pede um desenho igual dessa ou daquela atriz ou celebridade. O problema é que o resultado não ficará tão bom quanto o desejado, porque cada rosto tem a sua sobrancelha “ideal”.

Uma sobrancelha natural já tem um desenho próprio... Ela pode ser reta, arqueada e até curva. Por isso, o ideal é mantê-la o mais natural possível, procurando uma harmonia estética.

O profissional de design de sobrancelhas utiliza medidas padrão e os conceitos do visagismo para desenhar sobrancelhas corretas e perfeitas. Para um bom resultado, deve-se levar em consideração alguns fatores: formato do rosto; tamanho dos olhos; espaço entre os olhos (se são juntos ou separados) e, identificar qual a imagem a pessoa deseja revelar. Convém lembrar: todo rosto é assimétrico e, por isso, uma sobrancelha nunca será exatamente igual a outra.

O nariz é a referência de medida para desenhar a sobrancelha. O início da sobrancelha é identificado a partir de uma linha vertical que sai da lateral do nariz (linha A). O final da sobrancelha é encontrado traçando uma linha do nariz até o ponto mais externo do olho (linha C). E o ponto mais alto da sobrancelha é encontrado traçando uma linha reta do nariz passando pela pupila do olho (linha B).

O visagista tem técnicas para identificar formato de rosto e criar uma imagem que valoriza os pontos fortes.

Resumidamente, pode-se dizer:

- Sobrancelhas retas expressam força e determinação, uma imagem mais “dura”.

- Sobrancelhas curvas suavizam o rosto e mostram uma imagem mais acessível e simpática.

- Sobrancelhas arqueadas transmitem sensualidade, dinamismo e extroversão.

Em geral, algumas dicas podem ser observadas: rostos quadrados devem evitar sobrancelhas retas e rostos redondos devem evitar sobrancelhas curvas.

Na maioria dos casos, o resultado desejado nem sempre é alcançado na primeira vez que desenhamos a sobrancelha. Isso porque os pelos já foram retirados muitas vezes, desobedecendo a seu formato natural. Nesses casos, o ideal é deixar que os pelos cresçam. Uma vez encontrado o formato ideal, inicia-se a manutenção, ou seja, a limpeza das sobrancelhas.

*Clau Carvalho é Cabeleireira visagista e maquiadora, especialista em químicas. Possui diversos cursos na Europa e EUA, além de formação na academia Llongueras. Possui formação em Engenharia Química e pós-graduação em Marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário