segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A primavera chegou... que tal falarmos de flores?

Por Danielle Amarante*


A origem da palavra primavera vem dos tempos romanos e, na época, significava verão. Por sua vez, a palavra verão vem do termo latino vernum, com significado de “tempo primaveril”, derivado de ver, veris, que significava Primavera. A expressão primo ver (que originou o termo primavera) aplica-se apenas ao começo da estação: primo + ver + o primeiro Verão (= atual Primavera). Ou seja, o princípio do verão.

A estação tem uma simbologia muito especial, por representar o início de um novo ciclo da vida. É nesta época que as plantas florescem, sinalizando que os dias cinzentos e frios vão ficar para trás. Nesta estação, a natureza nos presenteia e tudo fica mais colorido. O efeito sobre as pessoas é a energia e o ânimo para renovar. A proposta pode ser começar uma atividade física, compras de vestuário ou até mesmo uma mudança no visual.

Mas são elas, as flores, as grandes protagonistas das ruas e dos parques. E nós, claro, pegamos emprestado todo esse esplendor e o colocamos nas roupas, na pele, nos acessórios e no cabelo...

Por isso, vale salientar que as flores que mais se destacam nesse período são: rosas, girassóis, margaridinhas, orquídeas, jasmins, hortênsias, helicônias, alamanda, clívias, gérberas, hibiscos, gazânias, jasmins-estrela, lágrimas-de-cristo, bocas-de-leão, crisântemos, frésias, estefânias, narcisos, violetas, dedaleiras e damas-da-noite.

Aqui no Rio Grande do Sul, a grande majestade é o Brinco de Princesa, conhecida cientificamente por "Fuchsia Regia (Vell.) Munz", da Família Onagraceae. Planta típica da América do Sul, a flor foi instituída como símbolo do Estado do Rio Grande do Sul em 16 de abril de 1998, através do decreto nº 38.400.

Então, vamos falar mais da primavera e tirar o melhor proveito sobre esse momento de renovação? Aqui no blog, a equipe do Thippos Hair vai dar muitas dicas sobre as tendências da estação das flores e do verão, que também se aproxima.


*Danielle Amarante é hostess do Thippos Hair da Miguel Tostes

Nenhum comentário:

Postar um comentário