segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cuidados para homens: a arte de acertar

Por Paulo Prates



A manifestação artística tem como um de seus valores representar historicamente uma época, fazendo com que, no futuro, se tenha uma ideia de como se vivia naquele tempo. Os estilos de corte de cabelos usados pelas pessoas também podem ser vistos como um retrato de como as pessoas se comportavam em determinada época.

Se no futuro for feita uma análise do comportamento masculino do início do século XXI, vai-se perceber, pela variedade de opções, que os homens de hoje estão mais abertos a mudanças de visual e buscando uma identidade maior com seu “lado masculino”.

Desde o estilo de corte, passando pela volta do uso da barba até a manutenção de pelos corporais, indicam uma mudança gradativa de comportamento, em que a referência é sempre o masculino. A androgenia parece estar em baixa (graças ao bom Deus). Claro que ainda temos alguns excessos como sobrancelhas desenhadíssimas ou depilação total (e não estou falando de esportistas que, em algumas modalidades, necessitam se privar de todos os pelos possíveis).

De qualquer forma, as coisas evoluem, para o bom ou para o mau gosto, o que por si só já é um tanto relativo. Com diz Xico Sá em seu blog, “Deus fez, de uma costela do David Beckham, o ser doravante conhecido como metrossexual”. A partir daí, nós começamos a nos permitir cuidados estéticos antes proibidos. Com isso, é natural que surgissem alguns exageros, nos quais os marmanjos se enfeitam tanto ou mais que as mulheres.



Brilhantes do tamanho de moedas e cabelos produzidos como se fossem adereços de carnaval. Em matéria de elegância e equilíbrio estético, o exagero é sempre um pecado. ”...menos é sempre mais". A frase não é nova nem original, mas é perfeita para quem quer acertar no visual.

Trocando uma ideia aqui no Thippos com minha colega Claudete (ela tem a dose certa na hora de dar aquela “limpada” nas sobrancelhas dos homens) e nos asseguramos que, retirando os excessos sem delinear muito o desenho, podemos ter um resultado discreto e bem masculino.



Quando se trata de produzir os cabelos, o importante é que o corte esteja sempre em dia, com o peso adequado ao visual escolhido e utilizando o finalizador certo (cera, pomada, gel...) para o que se deseja. Ou seja, uma produção mais clean e natural.

A barba também pode ser um aliado importante. Antes vista como desleixo, hoje ela é uma aliada para quem sabe usá-la ao seu favor, esbanjando charme e conseguindo deixar o visual mais harmonioso. O queixo muito pequeno ou a papada, por exemplo, passam batido com a barba desenhada adequadamente. E se a ideia é passar a imagem de virilidade, esse é o look certeiro. Os pelos no rosto trazem o significado imediato da masculinidade. Mas vale pesar a ocasião para usar e considerar se o ambiente de trabalho ou uma festa mais chique permitem o visual descolado.



Mãos à obra, rapaziada!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário