quinta-feira, 10 de maio de 2012

Perda

 
Por: Clau Carvalho*

Vidal Sassoon, o cabeleireiro mais famoso do mundo morreu ontem aos 84 anos, em Los Angeles, em decorrência de uma leucemia diagnosticada recentemente.

Vidal tornou-se conhecido nos anos 60 quando,na contra-mão dos penteados volumosos vigentes na década, criou cortes de cabelo bem curtos e geométricos que não dependiam de nenhum tipo de penteado, bastava lavar e sair. Esse estilo virou febre da década e foi considerado uma libertação para muitas mulheres.

Foi Vidal Sassoon que criou os cortes apelidados de “bob” ou “Chanel”, com linhas geométricas e precisas, com fios curtos na parte de trás e mais longos na frente.

O corte de Mary Quant com cinco pontas, uma franja bem reta, pontas simétricas rodeando as orelhas e uma ponta arrematando a nuca virou clássico e lhe rendeu prêmios que lhe ajudaram a chegar ao topo e o status de maior cabeleireiro do mundo.

Ele também foi o criador do famoso corte pixie da atriz Mia Farrow para o filme "O Bebê de Rosemary", em 1967. Este estilo de corte bem curtinho, também utilizado pela modelo Twiggy, está muito moderno hoje.

Vidal Sassoon nasceu em Londres em 1928. Aos 26 anos, em 1954, ainda em Londres, fundou seu primeiro salão. Nos anos seguintes,  teve salões espalhados pelo mundo e uma Academia de formação para cabeleireiros que é referência de qualidade e modernidade.

Nos anos 70, mudou-se para os EUA, onde viveu até sua morte. Seu legado é imensurável. Seu estilo de vida e cortes são inspiração para todos nós cabeleireiros.

Em 2010 foi gravado filme sobre sua vida, que em breve estará disponível. Resta-nos aguardar, para conferir a obra desse grande talento.



*Clau Carvalho é cabeleireira visagista e maquiadora, especialista em químicas. Possui diversos cursos na Europa e EUA, além de formação na academia Llongueras e Pivot Point. No mercado desde 1994, já atuou como Gerente de Educação para L´oréal, Matrix e Redken.

Nenhum comentário:

Postar um comentário