sexta-feira, 18 de maio de 2012

Estilo Milene Bordini


Ela se tornou referência gaúcha na área de moda, imagem e comportamento. Passa uma imagem de elegância e modernidade, sintonizada com os principais flashs das novidades da moda e cultura, seja com um ar cosmopolita, seja com as características peculiares que só quem frequenta os espaços mais cults de Porto Alegre entende. Simples e requintada. Jamais simplória.

Consultora de Imagem e Estilo, Milene Bordini é interpretada num contexto, cuidadosamente planejado não só pela aparência. É uma mulher que vai além do parecer. Ela é. Ela sabe o que quer ser e como deve se comunicar, no comportamento e na apresentação. Cabelos e unhas cuidados pelos profissionais do THIPPOS Hair, a Milene Bordini também faz questão de detalhar no blog Recortes da Moda, um dos mais tradicionais pontos de encontro online das fashionistas do Estado, as mudanças no seu visual. Identificada com a rede de salões, ela é a entrevistada do mês aqui no blog, na série de entrevistas “tipos legais”.


Blog THIPPOS Hair - Conta um pouquinho como a moda, estilo, imagem, o “mix Milene Bordini”, surgiu em sua vida...


Milene Bordini - Fui criada em uma família italiana. Minha vó fazia cortinas para fora. Minha tia avó, vestidos de noiva. Minha mãe, desde muito nova, costurava suas próprias roupas. E depois as minhas também. Ela me apresentou aos livros da Célia Ribeiro. Como filha única, ia sempre aos encontros de chá da minha mãe com suas amigas. Assim, me acostumei a estar sempre no meio de pessoas mais velhas e a me "comportar" como tal. Sempre gostei.

Fiz Publicidade e Propaganda, Psicologia e Pós-graduação em Moda. Em seguida, formação com a Titta Aguiar e fui juntando tudo isso para trabalhar de uma forma diferente. Trabalhar a autoestima das pessoas através da imagem não deixa de ser uma terapia, né?

BTH - Tem novidades vindo por aí na sua carreira? O que você pode adiantar aqui para o blog?

MB - Sim. Estou começando uma etapa na qual vou me focar na Consultoria de Imagem. Em breve, teremos um novo site no ar com esse enfoque! Mas é só o que posso falar por enquanto...

BTH - O que é uma Consultora de Imagem e Comportamento? Como trabalha e que "milagres" ela pode fazer por uma pessoa?

MB – O consultor de imagem pode trabalhar focado na aparência (linguagem das roupas, acessórios, cores), no comportamento (etiqueta, protocolo e cerimonial) ou na comunicação (verbal e não-verbal). Ou, com todas essas áreas.

O foco desse profissional é trazer à tona as melhores qualidades de seus clientes. Muitas vezes você pensa que está sendo mal interpretado? Que as pessoas não conseguem perceber quem você realmente é? Ou que simplesmente não consegue expressar o que gostaria e/ou deveria?

Um profissional de Consultoria de Imagem auxilia nessas questões. Ele também pode trabalhar com parceiros. Por exemplo: ter um profissional da fonoaudiologia, da psicologia, visagistas para complementar a equipe e trabalhar transdisciplinarmente.

BTH - As tuas formações (PP, Psicologia e Moda) se complementam de que forma na atividade de Consultora de Imagem e Comportamento?

MB - A publicidade me traz todo esse lado de imagem, e a psicologia o lado do comportamento. Nunca vou conseguir ver a moda apenas como aparência. Para mim, ela sempre terá uma razão de ser: transmitir meu jeito, uma filosofia de vida, uma crença ou apenas um estado de espírito. Sem contar que, juntando tudo, também não consigo não ver a moda como negócio. É um mercado que ainda tem muito a crescer.

BTH - É fácil para uma pessoa descobrir qual é o seu próprio estilo? Quais dicas você pode dar?

MB - Existem testes que podem ser feitos usando as preferências de cada pessoa. O melhor é contratar um profissional para isso, pois mesmo que você faça o teste e descubra o seu, pode ser que não saiba o que fazer com essa informação. Aí entra o profissional, que conseguirá transformar essa informação em prática.

BTH - As pessoas falam e ouvem de outras: "A fulana tem estilo" ou "Ah, isso fica quem para a ciclana, que tem atitude”. De que maneira todos nós damos sinais de quem somos e como as outras pessoas interpretam esses sinais?

MB - Segundo Coco Chanel, “a moda passa, o estilo permanece”. Moda é o que está nas passarelas, nas vitrines. Estilo é o modo como você se apresenta e deve refletir sua personalidade. Então, é claro que conseguimos identificar...

Damos sinais através das nossas escolhas: cores, roupas, acessórios, da nossa postura. A questão é que nem sempre transmitimos o que queremos transmitir. Aqui entra a consultoria de imagem. Para ajudar a transmitir ao mundo a imagem que realmente queremos e/ou precisamos que os outros tenham de nós.

BTH - Qual o seu estilo? Como você se encontrou? Quando foi o grande "plin", em que você pensou: "Milene Bordini" é assim e precisa comunicar dessa forma?
MB - Eu sou uma moderna esportiva. Sempre tive o toque moderno comigo, desde nova. De acordo com cada época, claro. Me lembro que fui a primeira da minha turma a usar esmalte marrom, por exemplo. Não era normal... Puxa, acho que entreguei minha idade agora...

O lado publicitária sempre foi muito forte em mim. Me lembro que ganhei de um namorado uma Melissa Patrick Cox  laranja que tinha uma Torre Eiffel no salto. E quando eu caminhava subiam brilhos. Tipo aqueles globos com neve, sabe? Isso lá em 1994...

Na verdade não existiu um plin... Engraçado parar para pensar nisso... Meu estilo foi sendo construído desde sempre... E se gosto de alguma coisa vou usar, mesmo que não seja tendência...

Ontem mesmo a mãe de uma amiga (da época do colégio) comentou com ela que havia me visto na reportagem sobre brechós do Jornal do Almoço. Ela me disse: todo mundo que te vê me diz que tu tem cara de quem trabalha com o que tu trabalha. Quer elogio melhor que esse? Sem esforço? Sem precisar se montar? Eu adorei!

BTH - THIPPOS Hair na sua vida... Como surgiu, o que você gosta no salão. O THIPPOS é do seu "estilo? Por quê?

MB - Nossa... O THIPPOS surgiu na minha vida em uma promoção da Void que eu ganhei. Eu nem tinha o blog ainda... Depois, voltei a me aproximar do THIPPOS com as andanças pelo mundo da moda. Gosto muito do trabalho de todos os profissionais, do ambiente e do perfil da marca. Vejo o Andre Guerrero como um grande visionário nesse segmento. Ele busca sempre coisas novas, estar conectado e fomentando o mercado. Me faz bem estar próxima de pessoas assim. Parece amor antigo, sabe? Quando bate aquela identificação...

BTH - O Recortes da Moda é um blog bastante reconhecido e respeitado. Como foi essa construção e o que significa e o que significava "ser blogueira"? É também um dos pioneiros, certo?


MB - Bom, o Recortes da Moda surgiu quando eu estava fazendo a pós em Moda no Senac. Como publicitária que trabalha no meio, sempre recebi muitos convites e material. Tinha a coluna do Qual a é Boa também, com um e-mail específico. Nesse também recebia muita coisa. O blog surgiu por uma necessidade de dividir isso com as pessoas. Bazares, eventos, lançamentos de coleção, cursos... E as pessoas têm essa imagem dele. Buscam para estar a par do que está acontecendo.

Uma grande discussão no meio é: postar ou não releases? Sempre postei e continuarei postando. A ideia é que o público que não tenha acesso a eles passe a ter. Coloco a fonte e dissemino a informação.

Ele nasceu no início de 2009. Existem blogs anteriores. Mas muitos nasceram depois disso. Infelizmente, preciso dizer que o termo blogueira passou a ser visto de forma pejorativa. A questão é que ter um blog foi se tornando, para muita gente, um meio de receber presentes e ir a eventos. Essa não pode ser a única função de um blog. Sempre disse que o Recortes da Moda é um meio de disseminar o meu trabalho. Não um fim. Ser blogueiro nunca foi uma profissão. É expressar opiniões, sem amarras, mas com responsabilidade. As pessoas que têm blog precisam ter consciência sobre a força que possuem nas mãos. Ou melhor, na tela... Os leitores acreditam em quem eles leem, em quem eles gostam de acompanhar... Então, é preciso jogar limpo sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário