terça-feira, 29 de novembro de 2011

Tá rolando por aí...

Eles prometem virar coqueluche no verão: esmaltes que mudam de cor de acordo com a temperatura. A linha é da marca Sancion Angel e faz parte da mini coleção Delicious. As cores são Green Grapes (verde/amarelo); Papaya and Cassis (salmão/rosa) e Plum CupCake (roxo/azul).

Para criar um efeito degradê com os esmaltes, primeiro deve ser aplicado o esmalte nas unhas e após a secagem, é preciso mergulhar as pontas dos dedos em um pote com água. O resultado deste efeito dependerá da temperatura da água, ou seja, se estiver “quente”, a cor do esmalte aplicado fica mais clara, e o contrário acontece com a água “fria”, que resultará em uma tonalidade mais escura. Após todo o processo é possível ainda utilizar um extra brilho às unhas, pois isso não mudará o efeito do esmalte.

“Esse esmalte é um grande sucesso internacional e também já é no mercado nacional, pela curiosidade e também pela multifuncionalidade que ele apresenta. É possível notar o efeito proporcionado pelo esmalte principalmente em unhas longas, pois a parte do esmalte que fica na base das unhas fica de uma cor, e quando chega às pontas, fica de outra cor, construindo o efeito naturalmente”, relata Luiz Guimarães, Gerente Comercial da Unique Cosméticos.

Fonte: Divulgação Imprensa

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

No verão cuidado com a pele deve ser redobrado


Está iniciando a estação mais esperada por muitos: o verão. Embalado pelas festas de final de ano, férias e carnaval, o calor leva, claro, muita gente para a praia. Mas aquele bronzeado, cantado em prosa e verso, que dá uma bela aparência também pode trazer sérios problemas para a pele.

O alerta é da dermatologista Juliana Gumieiro: “A exposição ao sol é uma das principais causas do aparecimento do câncer de pele. No verão devemos ter um maior cuidado, pois os raios ultravioletas B, incidentes principalmente entre as 10h e às 16h, após exposições prolongadas podem ocasionar queimaduras graves seguidas de formação de bolhas, descamação e lesões precursoras de câncer”.

E é uma preocupação séria, já que o câncer de pele é o tipo de câncer que mais afeta os brasileiros e está diretamente relacionado à exposição ao sol. Conforme o Instituto Nacional do Câncer, em 2010 foram cerca de 50 mil brasileiros acometidos pelo mal.

Mas o problema não é só na praia ou piscina, diz a dermatologista: “O brasileiro não foi educado para se proteger da luz solar, muitos usam protetor apenas quando vai a praias e piscinas, o que é um grande erro, pois mesmo em dias nublados os raios ultravioletas estão cada vez mais presentes, devido à destruição da camada de ozônio, e podem danificar a pele”, afirma a dermatologista.

O perigo da radiação

Existem dois tipos de radiação solar, a UVA e UVB, e cada uma tem sua especificidade. Os raios UVA incidem durante todo o dia e penetram nas camadas mais profundas da pele. Os efeitos dessa radiação em longo prazo podem provocar manchas na pele, o envelhecimento precoce e até mesmo câncer. Já os do tipo UVB, incidem das 10h às 16h e provocam vermelhidão, queimaduras e câncer.

Câncer de pele

O Câncer de pele ao contrário do que muitas pessoas pensam não acomete apenas os idosos. Cada vez mais jovens vem sofrendo do problema que atinge milhões de pessoas todos os anos. O sintoma como explica a dermatologista, podem aparecer de diversas formas. “Os sinais mais comuns são o surgimento de feridas que não cicatrizam ou lesoes pretas que estao aumentando ou sangrando”.

Pele hidratada

E como fazer para manter a pele hidratada e bonita não só no verão, mas o ano todo? Juliana explica que alguns cuidados são necessários. “Nessa época é preciso ter sempre por perto um bom hidratante, loção ou gel. Os mais aconselhados são os que possuem Aloe Vera na composição, pois ela tem propriedades curativas e nutritivas para a pele, aliviando a sensação de ardência e refrescando o corpo. Evite também banhos muito quentes, pois a água quente retira uma camada de proteção natural da pele, deixando-a ainda mais sensível.

Para manter a pele bonita, independente da estação do ano a dermatologista indica: “Abuse do protetor solar antes de se expor ao sol, beba muita água, sucos de frutas e chás para manter o corpo hidratado. Isso, certamente, ajudará a manutenção de uma pele bonita e saudável”, afirma.

Fonte: divulgação imprensa


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Redken NY Shake

Por: Ale Karam*

Um ritual que começa com produtos arrojados e exige o uso de uma coqueteleira. Essa é a proposta da Redken, que acaba de lançar uma nova série de tratamentos superconcentrados, o Redken NY Shake. Os ingredientes são máscaras e concentrados que adicionam ainda mais suavidade e cosmeticidade aos fios, equilibrando o ph e selando a cutícula do cabelo.

Além de mais rápidos, os tratamentos proporcionam condicionamento progressivo, fortalecendo o núcleo e reestruturando a fibra. Os resultados são brilho, maciez, anti-volume e reconstrução, repondo elementos essenciais à saúde e beleza dos fios que acabam se perdendo no dia a dia.

O Redken NY Shake, que tem tratamentos específicos para cada tipo de cabelo, já anda fazendo sucesso por aí. Quem já experimentou foi a atriz Luana Piovani, numa matéria para o programa Superbonita do canal GNT. Aqui vai o vídeo, que mostra como os produtos são aplicados.

*Ale Karam é especialista Redken, cabeleireiro e gestor do Thippos Hair by Ale Karam.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Promoção tratamentos

Quer dar aquele trato no look e ainda aproveitar um superdesconto? Estamos com uma promoção bem legal no Thippos Hair Ale Karam (Moinhos) e no Thippos Concept (Nova Olaria)! Funciona assim: toda quarta-feira, quem fizer corte, coloração ou mechas ganha 50% de desconto em tratamentos.

As semanas serão alternadas entre as linhas Bonacure e Redken nos tratamentos oferecidos na rede. Então vale aproveitar para fazer aquela hidratação, preparar as madeixas para o verão ou dar o cuidado merecido após descoloração. É só conversar com um dos profissionais do Thippos para ver o que é mais adequado para você.

A promoção começa nesta quarta-feira, dia 23 de novembro, com a linha Bonacure, e vale até o dia 28 de março de 2012. E não se esqueça de marcar com antecedência para garantir seu horário.

Confira aqui a lista de tratamentos

Redken

Shake de brilho para cabelos secos e opacos
Shake de maciez para cabelos ressecados e com frizz
Shake anti-volume para cabelos estressados e ressecados
Shake de reconstrução para cabelos danificados e quebradiços
SOS para cabelos muito danificados
Termo-selagem para cabelos finos
Color Gloss para cabelos com coloração
Catiônica Gloss para cabelos indisciplinados
Intra-preenchimento para cabelos asperos, porosos, opacos e com perda de densidade

Bonacure

Blonde Me para cabelos louros opacos
Color Save para cabelos com coloração
Repair para cabelos danificados e quebradiços
Q10 para cabelos com sinais de aging
Smooth Shine para cabelos indisciplinados e ressecados

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Beleza Negra

Por: Clau Carvalho e Ale Karam*


Neste final de semana, o Brasil vai parar para comemorar o Dia da Consciência Negra. A data, 20 de novembro, é de enorme importância num País que deve boa parte de sua história às etnias africanas, mas que ainda engatinha para diminuir a desigualdade e preconceito.

Expressões como “cabelo ruim” até pouco tempo eram usadas sem o menor pudor para falar do cabelo característico da raça negra. Além de toda carga de preconceito, expressões como essa multiplicaram por anos a sensação de que o melhor a fazer é alisar.

Segundo pesquisa da Redken realizada no Brasil, 73% das mulheres brasileiras tem cabelo ondulado ou cacheado e 45% delas gostariam de usar cabelo natural, mas optam por alisá-lo porque não sabem quais os cuidados necessários.


Em primeiro lugar, é preciso entender que os cabelos cacheados são mais secos que os lisos, porque o couro cabeludo de cabelos cacheados produz menos oleosidade natural. A forma ondulada dos fios dificulta a chegada da hidratação natural às pontas, deixando-as mais ressecadas, opacas e sem vida. Cabelo cacheado necessita de muita hidratação. Por isso, o segredo para ter fios nutridos, maleáveis e fáceis de pentear é a hidratação e o uso de produtos específicos para os cachos.

Para uso diário deve-se usar sempre o trio: shampoo+condicionador+leave-in. A dica é após lavar os fios desembaraçá-los com cuidado e aplicar o leave-in. Depois, é só secar com difusor ou deixar secar naturalmente. Mensalmente deve-se fazer uma hidratação profunda no salão e manter a hidratação em casa hidratando com máscaras.

Em alguns casos, quando os fios estão muito danificados por processos químicos (relaxamentos e progressivas) deve-se buscar a orientação profissional para realizar tratamentos que além de hidratar combinam adição de proteínas e outros agentes emolientes.

Produtos

Quando falamos em cabelos crespos ou cacheados com um visual bacana de revista ou de TV, temos que lembrar que sempre tem algum produto de styling ou leave-in complementando o look. A linha Fresh Curls da Redken, que usamos e recomendamos aqui no Thippos, é específicamente desenvolvida para cabelos crespos/cacheados e é capaz de valorizá-los muito, dando brilho, definição e suavidade.

Dentro da proposta de leave-in, ou seja, com foco para tratar ativando os cachos, temos o Spring Mousse - para fios mais finos - e o Curl Refiner - para cabelos mais grossos. Se a proposta é manter a forma definida e controlada por mais tempo, a aposta pode ser um produto de styling. Nesse caso, temos Soft Spin 05 para cabelos mais finos, Ringlet 07 para cabelos ondulados ou cacheados e Curl Wise para cabelos mais grossos.

Make


Quando o assunto é maquiagem da pele negra, o primeiro passo é encontrar a base em um tom ideal para pele. A maioria das peles negras brasileiras tem um fundo quente. E o corretivo deve também se aproximar do tom da pele e não ser tons mais claros. A boca pode ser valorizada com tons avermelhados escuros e para os olhos tons cobre e dourados podem ser usados sem medo. Para o blush tons ameixa e terrosos valorizam a pele.


*Clau Carvalho é Cabeleireira visagista e maquiadora, especialista em químicas. Possui diversos cursos na Europa e EUA, além de formação na academia Llongueras e Pivot Point. No mercado desde 1994, já atuou como Gerente de Educação para L´oréal, Matrix e Redken.

*Ale Karam é especialista Redken, cabeleireiro e gestor do Thippos Hair by Ale Karam.

Visagismo infantil

Por: Eduardo Dornelles*

Vestir um modelito igual ao do papai ou da mamãe virou mania e sucesso garantido. Claro que sempre é necessário respeitar alguns limites, já que crianças não são adultos em miniatura e não é saudável para o desenvolvimento infantil atropelar fases. Mas, com dicas de especialistas, o cuidado com a imagem pode ser um aprendizado importante para a vida adulta, já que estar de bem consigo mesmo é uma questão de autoestima.

Na coleção teem/kids primavera-verão 2012, grandes marcas apostam nesse setor, que hoje já possui uma grande fatia do mercado brasileiro e principalmente internacional. Afinal, a moda já faz a cabeça das crianças e muitos pais têm a difícil missão de segurar a onda dos pequenos e ficam com a difícil tarefa de atender aos pedidos, sem passar dos limites.

Mas não se trata apenas de roupas... Acessórios, sapatos e cabelos, tanto os masculinos quanto os femininos, não ficam para trás.

Lojas especializadas e outras multimarcas já estão preparadas para essa demanda, assim como salões e estúdios de beleza, com profissionais qualificados para atender a esse público focando, claro, o visagismo infantil. Podemos adaptar o corte masculino e feminino contando também com finalizadores e dicas do profissional.

Famosos como Glória Maria, Adriana Bombom e Camila Pitanga já são adeptos à ideia. Somando um bom look com bom cabelo, não tem como sair errado.




*Eduardo Dornelles, cabeleireiro com formação na Espanha, onde atuou durante anos, é visagista do THIPPOS Concept (Nova Olaria).

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Driblando a timidez: Você sabe falar em público?

Por Tália Jaoui

Você fica extremamente preocupado com a opinião dos outros e se sente desconfortável em situações de exposição, de forma a prejudicar o trabalho e as relações interpessoais? Se a resposta para esta pergunta for sim, você apresenta sinais de timidez. Mas, não confunda “ser” tímido com “estar” tímido em determinadas situações, principalmente quando é preciso falar em público.

A timidez, apesar de não ser uma doença, pode afetar a qualidade de vida, dificultando tanto relações profissionais quanto pessoais. Porém, esta característica pode aparecer apenas em alguns casos, como um mecanismo de defesa criado para que a pessoa tenha tempo para avaliar a situação e agir com cautela. Podemos notar a timidez quando é preciso falar em público, seja na sua empresa, durante uma palestra, curso, ou até mesmo quando estamos numa conversa descontraída numa roda de amigos.

Para tentarmos driblar a timidez, primeiramente temos que verificar qual parte de sua vida está sendo afetada por esta característica e se você está, de fato, sendo prejudicado por isso. Após responder, determine-se a mudar e veja a transformação na sua mente. Faça um filme mental, por exemplo, você falando em público, interagindo, sorridente, calmo e tudo o que conquistará com isto. Se ainda ficar nervoso, faça imediatamente algo que o acalme: música relaxante, banho, alongamento... e volte ao treino! Finalmente, após ver o filme inteirinho na sua cabeça, treine em frente a um espelho, pegue uma câmera e filme você falando, analise quais gestos utiliza, como está sua voz. O importante é ficar confortável com a situação, feito isso, tudo irá melhorar.

Após este exercício, se parar para pensar, você pode até dar um curso para as pessoas mais “extrovertidas” que não se seguram, e ensiná-las a “segurar a onda”. Já imaginou ministrar um curso sobre timidez? Seria uma ótima opção. O principal desafio para conseguir driblar a timidez e falar em público é “fazer de conta” que está falando com um monte de amigos. Não tenha medo se não souber algo, curta o momento, troque energias e conteúdo.

Treinar é o melhor método. Imaginar todos pelados também é um excelente exercício. Tem algo mais constrangedor do que ficar pelado em público? Imagine todos nus na plateia, assim não se sentirá tão exposto. Brincadeiras à parte, faça uma âncora, um lembrete. Por exemplo, se você fica balançando as mãos, mexendo os dedos e não sabe se levantará vôo com esses braços ansiosos, experimente colocar um anel em um dedo que não está acostumado, ou o relógio em outro braço. Quando colocar esta âncora, imagine exatamente o que quer: ficar tranqüilo, com os braços e mãos quietos e alinhados. Todas as vezes que for falar em público utilize esta âncora, respire fundo, explore os seus conhecimentos, divida experiências e boa sorte!

Sobre Tália Jaoui:

Tália Jaoui é palestrante na área comportamental, coach, possui formação em educação física, psicologia e especialização em PNL (Programação Neurolinguística); e é também autora do livro -“Cogito Ergo Sum – Penso, logo existo”, com 44 crônicas redigidas a partir da observação de fatos e comportamentos de pessoas do mundo inteiro. Hoje, além de ser diretora da Dhuma – Desenvolvimento Humano, Tália também realiza coaching, palestras e cursos fazendo uma curiosa relação entre condicionamento físico e mental. Todo trabalho desenvolvido por ela é baseado em quatro pilares: comportamento humano, comunicação, qualidade de vida e evolução. Com temas cotidianos e abordados com facilidade e de forma didática, Tália Jaoui garante - “Mudamos o comportamento de sua empresa”.www.taliajaoui.com.br

Fonte: Divulgação Imprensa

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Responsabilidade Social

Sabe aquela sensação de estar praticando o bem e de estar agindo corretamente? Isso faz muito bem quando a gente vai “acertar as contas” com o nosso travesseiro para dormirmos tranquilos. E com uma empresa não seria diferente. E o nome é responsabilidade social.

Há várias razões para uma empresa buscar “fazer a sua parte”: relacionamento, melhorar a imagem com o público, conquistar empatia. Mas a primeira delas deve ser sempre a consciência sobre o seu papel na sociedade. Tem a ver com “retribuir” minimamente a confiança que clientes e investidores depositam. É, em resumo, empreender não apenas pelo sucesso, mas por um mundo melhor. E os dois aspectos estão relacionados. E tem mais: as pessoas estão cada vez mais atentas e não estão dispostas a serem clientes de empresas que não se preocupam com seu entorno.

Bem, mudar o mundo é uma ideia ousada... mas não custa tentar. E, por isso mesmo, apoiamos iniciativas nesse sentido e ficamos extremamente honrados em contribuir. Essa alegria ficou ainda maior quando o Thippos Hair recebeu o certificado de Fornecedor Consciente, pelo Instituto de Desenvolvimento do Fornecedor-RS.
Aliás, cabe aqui ressaltar que é uma outra iniciativa muito bacana, que incentiva os empreendedores a contribuir socialmente.

No início do semestre, participamos em Gramado do Fórum de Responsabilidade Social do IDFRS. Na próxima terça-feira, 22, acontece aqui em Porto Alegre, no Grêmio Náutico União, a entrega de troféus para os projetos mais votados pelo público. E o fato de estarmos concorrendo em três categorias (Ecologia, Cultura e Responsabilidade Social) é um grande motivo para comemoração. Significa que estamos no caminho certo e que temos uma equipe comprometida não apenas com a qualidade do que oferecemos, mas também com tudo que nos cerca.


Para conhecer melhor os nossos projetos, basta clicar nos links abaixo. E, se você se identificar, vote!




segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Tempo de formatura: como escolher o melhor cabelo de festa

Por Clau Carvalho*

Final de ano está aí e logo chega o tempo das festas de formatura. Assim como noivas e debutantes, antes de escolher o penteado, é fundamental conhecer o modelo do vestido. Para vestidos com ombros de fora ou tomara-que caia, invista em cabelos com fios soltos, semi-presos ou trançados laterais. Se o vestido tiver gola, o melhor é prender.



Para esse momento tão especial, que será eternizado com fotos e na memória, o que aconselho é escolher um visual simples e com ar de naturalidade.

Então, seguem algumas dicas para quem está a procura de inspiração:

- Escova lisa com volume na raiz é um clássico e sempre funciona. É bem elegante e luxuoso.


- Escova com suave ondulado nas pontas é o cabelo do momento. Garante sensualidade e sofisticação.


- Volume sixtie, penteado semi-preso com um topete no topo. A frente pode ficar displicentemente solta ou presa no topete. As pontas pedem movimento dado por escova modelada ou baby liss largo.



- Ondas retrô com cabelo preso para o lado vêm conquistando as cabeças mais luxuosas. Esta produção lembra as divas de Hollywood.



- para as mais descoladas, cabelos presos com tranças desfiadas ou cachos que podem ser presos em um coque displicente são uma boa escolha.

*Clau Carvalho é Cabeleireira visagista e maquiadora, especialista em químicas. Possui diversos cursos na Europa e EUA, além de formação na academia Llongueras e Pivot Point. No mercado desde 1994, já atuou como Gerente de Educação para L´oréal, Matrix e Redken.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Schwarzkopf Professional apresenta nova coleção Essential Looks

por: Eduardo Dornelles

Muito essencial conhecer as grandes e novas tendências de cabelo para a nova estação. E rolou muita inovação na apresentação da Coleção Essential Looks, com a presença do embaixador da Schwarzopf Espanha, Alexander Kiryliuk, e Mirian Novella de Buenos Aires, entre os dias 03 e 06 de outubro. A inspiração vem das principais passarelas da moda.

E as novas tendências em cores, cortes e penteados estão realmente surpreendentes, mas vamos a elas:

Cores:

Vermelhos, cobres, louros quentes, violeta e marrons vibrantes não são mais “cores de inverno”. E eles estão fazendo a cabeça com muito estilo. As mechas também vêm com tudo, nas cores loiro platinado em diversas nuances de bege, tons dourados, violeta e rosa. Já as mechas marcadas, espessas estão no passado, mas podemos ousar e dando destaque e estilo com as mechas ombré hair.


Cortes:

Ondulados, curtos, e repicados ganham espaço cada vez mais. Os repicados vêm com ângulos acentuados deixando o corte mais expressivo em suas linhas e formas assim podendo criar volume ou até eliminar tirar o mesmo. Já os curtos são diversos com formas e texturas sendo elas assimétricas, linhas sobrepostas chanéis batidos, rapados, também repicados e desalinhados. Quanto aos ondulados está com uma proposta diferente com linhas levemente texturizadas dando uma forma leve e natural e leve.




Penteados:

Coques e rabo de cavalo estão em alta, seja ele em passarelas, noite, casual ou elaborado assim fazendo um look mais despojado e natural. Já casamentos, formaturas entre outros eventos sociais ainda sim contamos com clássicos como coque banana, moicanos levemente volumosos, nucas altas ambos bem polidos, claro contando com um toque de criatividade dando um diferencial a cada cliente.





*Eduardo Dornelles, cabeleireiro com formação na Espanha, onde atuou durante anos, é visagista do THIPPOS Concept (Nova Olaria).


Fotos: Divulgação Henkel (Schwarzkop)

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Look e contexto

É clássico na agenda dos gaúchos: a Feira do Livro de Porto Alegre. Além das obras com descontos daqueles (para levar para casa), são inúmeras atrações, como sessões de autógrafos, oficinas, debates e diversas outras atividades relacionadas à cultura. Então, vale aproveitar, já que a cultura e o estilo andam de braços dados. E como andam!

Uma dica bem interessante é a obra “História do Cabelo”, do escritor argentino Alan Pauls, que conta a história de um homem obcecado por cabelo. O cenário é Buenos Aires, com seus salões. Ele entra e sai de vários deles, sempre em busca de um corte perfeito, na dúvida entre os vários tipos de cortes possíveis. Ao longo da narrativa, reflexões sobre os estilos e seus símbolos sociais. Com esse mote, o autor traça um paralelo entre a identidade e o visual. A trama se debruça sobre um dos períodos mais nebulosos da política argentina: os anos de chumbo, na década de 70.

“História do Cabelo” é a segunda obra de uma trilogia iniciada com o livro “História do Pranto”. Alan Pauls é também o autor de “O passado”, obra que vendeu mais de 10 mil cópias e virou filme dirigido por Hector Babenco e estrelado por Gael García Bernal.

O autor terá sessão de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre, nesta sexta-feira, 11, a partir das 19h30, na Praça de Autógrafos.


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Novidade: Nature's Rescue

Por: Ale Karam*


A Redken, linha americana de produtos parceira do Thippos Hair, acaba de lançar a linha de xampu e condicionador para uso diário Nature's Rescue. Apesar do pouco tempo de mercado, a linha já tem uma grande novidade: o Prêmio Nova de Beleza, concedido pela Revista Nova. E não era para menos, já que a linha é realmente inovadora, conforme comprovaram os testes que fizemos no salão para falar sobre o produto e colocar à disposição dos clientes.

Um diferencial bem interessante, que logo chama atenção, é a exclusiva e deliciosa fragrância, com sensações refrescantes e texturas inspiradas no mar. É a cara, ou melhor, o aroma do verão. Além disso, ela é indicada para qualquer tipo de cabelo. Os produtos são 100% livres de parabeno, sulfato e silicone.

Outra coisa que vale muito ressaltar é o tratamento de Polimento Extra-brilho Nature`s Rescue, que pode ser realizado no salão. Trata-se de um esfoliante enriquecido com pedra-pomes, proteínas e aloe vera, que faz uma suave esfoliação removendo as impurezas enquanto promove um polimento de extra-brilho. A reconstrução é concluída com uma injeção de nutrientes e a máscara refrescante. O resultado? Cabelos tratados e macios, leves e com muito brilho. Depois, é só dar a manutenção diária, que pode ser alternada com outros produtos da linha, dependendo das necessidades do cabelo.

* Ale Karam é especialista Redken, cabeleireiro e gestor do Thippos Hair by Ale Karam.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

50 bolsas e chapéus que mudaram o mundo

Como bolsas e chapéus podem transformar a realidade?

Essas histórias são contadas nas obras Cinquenta chapéus que mudaram o mundo e Cinquenta bolsas que mudaram o mundo, do Design Museum, publicadas no Brasil pela Autêntica Editora. Os dois volumes resgatam ícones de tempos passados, para mostrar como a história e a moda se relacionam. São objetos que tiveram grande significado na vida de homens e mulheres ao longo de décadas.

De funcionais a sociais, os chapéus são mostrados na obra desde os modelos, digamos, menos estéticos, com missões específicas, como proteger dos sol, frio e impactos, até os mais nobres e emblemáticos.

Foto: Cartolas, usadas
no início do século XX.

Nessa segunda categoria, eles simbolizam a posição social de seus donos. Para isso, a obra mostra a famosa coroa de Vladimir Monômaco que, diz a lenda, recebeu-a do imperador bizantino Constantino IX Monômaco e foi usada ao longo de quatro séculos.

Já com função estética, o chapéu tem uma simbologia que acompanha os principais momentos históricos. A obra mostra desde o pomposo chapéu criado para Maria Antonieta em 1787, ao turbante de Simone de Beauvoir em 1920, quando a mulher começa a tomar as rédeas de suas vidas, até os chapéus representativos de filmes e peças como Expresso de Xangai ou My fair lady, e de celebridades e estilistas de todos os gêneros e gostos.

Foto: Coroa de Vladimir Monômaco

O acessório mais amado pelas mulheres, as bolsas, que unem estética e funcionalidade, não ficam atrás. Em Cinquenta bolsas que mudaram o mundo, elas se apresentam como um acessório fundamental para sobrevivência humana, como as mochilas e as mais variadas malas, além de suas inúmeras funções das mais simples às complexas, como as pastas para carregar documentos importantes, ou aquelas que transportam a intimidade feminina e expressam o modo de vida de uma mulher.


Foto: Baguette - 1997 Fendi


Entre as mais fascinantes, pode-se citar a Budget Box de Gladstone, famosa pasta vermelha do orçamento do Parlamento britânico, ou então a Steamer Bag de 1901 de Louis Vuitton, companheira indispensável das longas viagens em navios e trens a vapor. Desde a bolsa da rainha da Inglaterra, até a divertida bolsa Bootbag, em formato de galocha de borracha, criada em 2004 pela designer belga-italiana Saskia Marcotti, as bolsas servem de companheiras, receptáculo de segredos ou então objeto de status, moda e autoexpressão por mais de dois séculos.


Foto: Versões desta steamer bag, de
cerca de 1901, ainda são fabricadas hoje.

Fonte: Divulgação Imprensa

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Thippos Legais: a caçada nunca termina

Não é de ontem que homens e mulheres de diversas civilizações dedicam tempo aos cabelos. Pentes e navalhas feitos em pedra estão entre diversos achados arqueológicos, para comprovar que cuidar das madeixas é uma das preocupações mais antigas da humanidade. Essa preocupação foi crescendo ao longo do tempo, até que o profissional responsável pela tarefa de cuidar dos cabelos assumisse um papel de destaque e prestígio, há cinco mil anos, no Egito, perpetuando-se entre diversas outras civilizações antigas até a atualidade.

Hoje, é Dia do Cabeleireiro, profissão para a qual Andre Guerrero, diretor e fundador da rede THIPPOS Hair, tem uma definição clara: é mais que cuidar de cabelos e atender bem aos clientes. Trata-se de uma carreira em que os profissionais são responsáveis também por saúde e autoestima das pessoas que confiam neles. Para prestar uma homenagem aos colaboradores do Thippos, Andre é o entrevistado desta edição do Thippos Legais, série de entrevistas aqui no Blog com parceiros e pessoas identificadas com a rede de salões. E é o momento também de aproveitar para conhecer um pouco mais da história do THIPPOS Hair, discutir a profissão e, claro, adiantar novidades.

O THIPPOS Hair já era idealizado há 25 anos. “Eu tinha 18 anos. Naquela época, eu cortava o meu cabelo na Vídeo Hair, com o Airton. Era um lugar diferente! Muito moderno, descontraído”, conta Andre Guerrero. Ele acrescenta que o espaço era frequentado tranquilamente por homens e mulheres, já que era neutro e se enfatizava o profissionalismo. A ideia de ter um empreendimento semelhante empolgava.

Blog Thippos Hair – Quando e como foi o start?
Andre Guerrero – Foi em 13 de agosto de 1998, portanto há 13 anos. Eu havia ganhado um carro por ter sido o melhor vendedor de seguros de vida do Brasil, dentre os gerentes de um banco americano, no qual trabalhei por seis anos. Então, vendi e dei vida à minha vontade de abrir um salão. Assim, surgiu o THIPPOS da Cidade Baixa, que funciona até hoje no Shopping Nova Olaria.

BTH – Iniciar um empreendimento dessa forma é algo ousado, como formar equipe e definir serviços...
AG - Os profissionais que começaram comigo, sem dúvida, foram fundamentais para o ponta pé inicial ser um sucesso - agradeço muito a eles. Mas eu ainda sentia uma distância entre o que eu idealizava. O conceito não estava “pronto”. E não era uma questão profissional, técnica. Faltava identificação com a proposta do THIPPOS, que sempre imaginei como um espaço com forte “personalidade” ao mesmo tempo que oferecesse o diferente. Tipos diferentes, mas complementares. Aos poucos, essas personalidades vieram. Luiz Jacoby, Andre Kozlowski, Eduardo Kaiper e Leo Zamper foram os profissionais que impulsionaram a marca no início e deram a ela uma cara moderna. O corte sempre foi o nosso forte, mas atendíamos todas as necessidade de cor, mechas e produção de penteado e maquiagem.
Foto: Leo Zamper em ação

BTH – E como são os Tipos do THIPPOS? Qual a história do nome?
AG - Quando pensava no público que eu gostaria de atingir, sentia muita dificuldade, porque, na verdade, eu não queria excluir ninguém! E não era só uma questão comercial ou de posicionamento de mercado... Era um ideal. Por isso, pensava que o espaço deveria ter profissionais que acolhessem toda e qualquer vontade dos clientes. Sem limites à criação. E o nome? Na época, existia em espaço chamado Tipu's, na Rua Thomás Flores, que pertenceu ao cabeleireiro Nei Nunes, que era um grande amigo. Eu era um cliente fiel. Ele trocava de salão e eu o acompanhava. Fiz isso durante uns seis anos, em dezenas de lugares por onde ele passou.

Quando resolvi abrir um salão, pedi a ele o nome. Foi resistente, porque pertencia a um espaço que tinha "falido", e ele não achava que seria um nome de "boa sorte"... Mas com a ajuda de uma amiga e da numerologia, chegamos ao THIPPOS, que nada mais significa que "tipos" (conjunto de características que distinguem uma classe, indivíduo, homem, modelo, estilo). Pelo sim, pelo não, aceitei e não me arrependo! Hoje, o THIPPOS atende a artistas, intelectuais, profissionais liberais, empresários, funcionários públicos, modernos, vanguardas, clássicos, conservadores e curiosos! E temos uma identidade forte. Era exatamente isso que eu queria oferecer.

BTH – Certamente há histórias divertidas e emocionantes. Aquelas de “bastidores”... Conta uma delas?
AG - O início de um salão, geralmente, é muito difícil... Pelo menos para mim, foi bastante. Precisava, como disse no início, formar um estilo, além de padrão de atendimento, excelência técnica e isso exige muito investimento. O dinheiro do carro foi só o start... Assim, o THIPPOS vivia no vermelho! Mesmo endividado, resolvi investir em estoque de coloração. Foi uma sugestão genial do cabeleireiro Luiz Jacoby, que naquela época era quem fazia praticamente todas as colorações. Ele era um excelente profissional e muito requisitado. Mas ele tinha uma característica peculiar, um ponto fraco, eu diria... Ele saía dos salões e sua “carta de demissão” era um bilhete que surgia do nada quando menos se esperava. O Jacoby simplesmente desaparecia.

Em resumo, uma semana depois de eu investir um valor, que na época era uma fortuna para o caixa do THIPPOS, o famoso bilhete do Jacoby apareceu na minha mesa. Sim, o nosso especialista em coloração tinha mudado de salão. E como desgraça pouca é bobagem, o meu concorrente mandou para os seus clientes e clientes fiéis do Jacoby um convite lindo para anunciar a chegada do novo profissional, que dizia: "A caçada começou! Entregue sua cabeça às tesouras da nossa equipe!”



Foto: Luiz Jacoby

BTH – Deve ter sido difícil... Você pensou em fechar o salão? Como fez para contornar?
AG - Naquelas condições, só tinha um jeito de pagar a conta, continuar com as portas abertas e investindo: fui trabalhar como gerente comercial em uma empresa de geradores de energia. Eu não queria fechar o THIPPOS e, durante um ano, fiz jornada dupla. Nesse período, a equipe tornou-se expert em coloração! Luiz Jacoby voltou e eu, claro, enviei um convite informando os clientes, dizendo: "A caçada terminou e trouxemos Luiz Jacoby de volta para você”! Depois de anos, é divertido lembrar disso...

BTH – O THIPPOS Hair é mais que um salão de beleza. Vocês se preocupam bastante com saúde dos fios e do bem estar... Como foi a caminhada até chegar a esse entendimento?
AG – A ideia do THIPPOS sempre foi essa e, claro que nos aprimoramos, investimos e continuamos sempre evoluindo. Mas tem algo que é um problema sério para a profissão, em qualquer lugar do País: a falta de regulamentação da profissão de cabeleireiro. Isso dificulta a definição de padrões mínimos de qualidade na carreira. Padrões que as pessoas possam conhecer e emitir o seu próprio juízo. Claro que os clientes confiam e nós levamos muito a sério o que oferecemos. Sabemos que há muito em jogo quando uma pessoa quer mudar o visual, manter o corte, preparar-se para um evento ou uma nova etapa de vida. Há questões além disso... Estamos falando do bem estar, da autoestima. E temos a obrigação de oferecer profissionalismo.

Foto: Luiz Jacoby com a atriz e apresentadora Juliana Thomáz, gravando uma matéria sobre transformação, em que ela foi a modelo

Hoje, vejo que a minha experiência com um público muito exigente e colaboradores dispostos a fazer algo diferente, muito melhor do que a maioria vinha fazendo, foi fundamental para implantarmos no THIPPOS um conceito de qualidade. É feeling e encaramos como “satisfação pessoal” estar cada vez mais preparados para o desafio de encantar o cliente. Vivemos e alimentamos isso diariamente aqui no THIPPOS.

BHT - Hoje, são duas unidades do THIPPOS, com duas assinaturas... Tem novidades por vir?
AG - Os serviços prestados são os mesmos. A qualidade técnica é sempre preservada mas o estilo de cada profissional é livre! Hoje são dois espaços, mas em breve serão três... O Thippos Concept (Nova Olaria), Thippos Ale Karam (Moinhos) e Thippos Leo Zamper (Cidade Baixa). O Thippos Concept foi a primeira unidade e adquiriu uma imagem de espaço alternativo, conceitual, em função da participação de muitas edições no Mix Bazaar (feira de modernidades que acontecia nos armazéns do Cais do Porto). Há nove anos, em sociedade com Alexandre Karam, conferimos glamour à loja do Moinhos. Na cidade Baixa, espaço que terá a cara de Leo Zamper, o atendimento será em meio a muita luz, cor e som! Os baladeiros vão gostar!

Foto: Alê Karam o estilista Dunga (destaque do Mix Bazzar),
combinando detalhes do desfile do estilista feito no THIPPOS Moinhos


Foto: Desfiles Mix Bazzar

BTH – E o que existe de comum entre os colaboradores do THIPPOS?
AG - Com certeza é a seriedade, dedicação e a paixão pelo que fazem. Os cabeleireiros do THIPPOS têm uma consciência clara sobre a profissão e o modo como a exercem. Sabem o quanto é importante acertar para encantar! O aperfeiçoamento técnico é buscado de uma forma espontânea e com frequência. São profissionais identificados com a marca. Costumamos dizer que somos da mesma família e que THIPPOS é o nosso sobrenome. São profissionais que pensam e planejam upgrades na carreira. Esse era o meu ideal desde o início. E construímos com o passar dos anos. Todos entendem que se um trabalho não agradar, a imagem de todos pode ficar arranhada, mas se um trabalho é reconhecido e elogiado, todos se beneficiam, exatamente como acontece numa família!

Foto: THIPPOS Hair em produção
BTH – Dia do Cabeleireiro... Como você define a profissão?
AG - A falta de regulamentação da profissão, que citei antes, faz com com que existam perfis diversos de profissionais. Não poderia ser diferente: o meu respeito e homenagem vai para aqueles que estão sempre investindo em mais conhecimento, buscando novas experiências e não se acomodam com a formação precária oferecida pela grande maioria das escolas e cursos existentes no mercado. Ser cabeleireiro é saber aproveitar a oportunidade de proporcionar às pessoas um momento de encantamento e felicidade. No dia de hoje, aproveito para parabenizar os profissionais do THIPPOS, que compartilham desse ideal.

Preciso aproveitar para a fazer uma homenagem especial ao profissional que me deu algumas dores de cabeça, mas foi fundamental para que o THIPPOS continuasse sua trajetória, com qualidade, com conceito e respeito pelo cliente: Luiz Jacoby. Ele faleceu há alguns anos, mas ele continua presente e, com certeza, vibrando com o espaço que ele ajudou a construir. E tenho que admitir que estava errado quando enviei o convite anunciando a volta do Jacoby: a caçada pelo talento e pela excelência nunca termina.